domingo, 1 de julho de 2012

MEU CORPO: SEUS SENTIDOS, SENSAÇÕES, CUIDADOS E SAÚDE!


Justificativa:
A criança por meio dos sentidos, desejos e sensações observa, interage, experimenta e vivencia o mundo que a cerca.  A realização deste projeto visa colaborar neste processo promovendo desenvolvimento saudável através de ações e reflexões que possibilitarão  conhecimento de si, do outro e do mundo.

Objetivo Geral:
Despertar na criança o interesse pelo conhecimento do seu próprio corpo, assim como suas partes, funções e cuidados com o mesmo (saúde, segurança e higiene).

Objetivos Específicos:
·         Ampliar e enriquecer o vocabulário;
·         Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade;
·         Estimular a concentração e atenção;
·         Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, e o meio em que vive;
·         Conhecer, identificar e nomear as principais  partes do corpo;
·         Estimular o controle dos esfíncteres;
·         Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição);
·         Identificar as partes do corpo relacionando aos  órgãos do sentido;
·         Demonstrar suas necessidades e interesses;
·         Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos e desejos;
·         Desenvolver noções básicas de modo a tornar-se mais confiante em si mesma;
·         Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
·     Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
·         Vivenciar e desenvolver  hábitos de higiene pessoal e do meio em que vive (escola, casa...)
·         Desenvolver autonomia nos cuidados com seu corpo (uso do banheiro, lavar as mãos...)
·         Realizar atividades diárias de higiene;
·         Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
·         Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
·         Visualizar e interpretar imagens;
·         Dramatizar histórias;
·         Trabalhar o corpo e higiene;
·         Valorizar as narrativas e falas das crianças;
·         Levar as crianças a criar hipóteses para a solução dos problemas lançados;
·         a resolução das situações problemas;
·         Incentivar o respeito e a cooperação nas atividades individuais e coletivas;
·         Incentivar a exploração do meio a sua volta através dos sentidos;
·         Perceber seu corpo em relação ao outro e o ambiente, permitindo a criança liberdade de criatividade e exploração, assim como, ampliar seu conhecimento de mundo, conhecendo materiais, suas características e propriedades;
·         Atribuir significado às sensações, sentimentos e imaginação;
·         Iniciar a conscientização de cuidados e manutenção dos órgãos dos sentidos para a saúde;
·    Sensibilizar para as dificuldades enfrentadas por pessoas portadoras de necessidades especiais;
·         Perceber que na falta de alguns sentidos as pessoas poderão se adaptar e viver sem eles;
·         Estimular a interação e integração em sala de aula;
·         Despertar na criança a atenção e concentração;
·         Valorizar e respeitar as diferenças;
·    Realizar experiências que agucem os sentidos e que possam discriminar cheiros, sons, sensações táteis, gostos.
·      Manipular e explorar diversos materiais durante o projeto aflorando os cinco sentidos, observando texturas, formas, cores, cheiros, gostos e tamanhos;
·         Perceber o que sabem/ o que querem saber/o que aprendem sobre o tema alimentação;
·         Conhecer a diversidade de alimentos;
·         Promover o consumo de frutas, legumes e verduras, enfim alimentos diversos e saudáveis;
·         Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
·        Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre os alimentos;
·         Conhecer a importância da alimentação saudável para o corpo;
·         Promover conversas em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, ...;
·         Informar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
·         Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
·         Entrar em contato com textos de gêneros diferentes;
·         Envolver os pais e/ou avós de receitas de alimentos preferidos das crianças;
·  Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
·         Descobrir a importância dos nutrientes para o nosso organismo;
·         Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos;
·        Estimular a autonomia na hora de alimentarem-se, sentando corretamente à mesa, usando talheres...

Metodologia:

·     Contação de histórias;
·         Músicas, cantos e gestos;
·      Brincando com músicas e obedecendo comandos (tocar a mão na parte do corpo pedida, jogar o balão onde a professora pedir);
·         Trabalho com Poemas;
·         Confecção da Boneca de lata (personagem de uma canção);
·         Completar o corpo a partir das fotos do rosto das crianças;
·         Contornar o corpo um do outro com giz no chão e preenchimento das partes a partes das falas das crianças;
·         Contornar as mãos, contar e numerar os dedos;
·         Pintura dos dedos;
·         Teatrinho com as mãos (luz e sombra, dedoches);
·         Brincadeira com as emoções (demonstração facial ex: medo, raiva, feliz, assustado...);
·         Cabra-cega (adivinhar quem é?);
·         Quebra-cabeça do corpo (pintura, recorte, colagem);
·         Recorte e colagem utilizando revistas;
·         Rasgar, amassar, picotar jornal;
·         Vídeos relacionados;
·         Vestir roupas e calçar os tênis, chinelos...
·         Trabalho com os rótulos (higiene pessoal, casa...);
·         Brincadeiras de tomar banho, dar banho em bonecos;
·         Realização da escovação de maneira correta;
·         Pesquisa em revistas de produtos de higiene;
·         Tarefinhas de casa;
·         Trabalhos com massinha;
·         Móbile do corpo e alinhavo;
·         Caixa mágica
·         Desafio: adivinhe pelo cheiro!
·         Tapete dos sentidos e das sensações;
·         Desafio: adivinhe – sons, ruídos, músicas, barulhos...
·         Jogo da Memória;
·         Painéis;
·         Experiências;
·         Fantoches;
·         Máscaras;
·         Produção de livrinhos;
·         Trabalho com sucatas;
·         Construção de listas alimentos;
·         Mercadinho na sala;
·         Identificação de quantidades (muitos/poucos, 1/2, iguais/diferentes, grandes/pequenos...)
·         Construção de gráficos (alimento prediletos, frutas...)
·         Pesquisas de informações, imagens...
·         Classificação e agrupamentos de frutas, guloseimas...
·         Observação da transformação dos alimentos em outros - suco de frutas,;
·         Produção de alimentos (salada frutas, brigadeiro...);
·         Desenhos e pinturas com interferência e sem interferência sobre o tema;
·   Disponibilização de frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente;
·         Construção da casinha de doce;
·         Fruta no palito;
·         Livro de receita;
·         Passeios (padaria, mercado, piquenique...)
·         Dia da guloseima;
·         Montagem do prato com recortes de alimentos saudáveis;
·         Mascotes;
·         Escovação dentária diária, lavação de mãos, organização de pertences...
·         Outras atividades que surgirem no decorrer do projeto;


Cronograma: 2º Trimestre
Recursos didáticos (materiais): folhas A3 e A4, cartolinas, giz de cera, objetos diversos para a caixa surpresa, fotocópias, fotos, cola, fita adesiva, aparelho de CD e DVD, guache, massinha, tecido, roupas, sapatos, escova dental, escova de cabelo, alimentos, figuras, rótulos, sucatas, frutas, palitos, elástico, caixas,  papel pardo, bonecas, bonecos, livros de literaturas, papel contact, barbante, luvas, massinha,  ...

Avaliação:
Será diagnóstica e contínua através de observações, conversas, relatos, reflexões, e registros no decorrer do projeto.

(Jaqueline Medeiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Sinta-se à vontade para voltar sempre e comentar.
Beijos!!
Jackke