segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Últimas etapas do projeto: MEU CORPO: SEUS SENTIDOS, SENTIMENTOS, CUIDADOS E SAÚDE!!


§        Trigésimo Nono Momento:

     Contação de história: Branca de Neve

         Livro BRANCA DE NEVE ISBN:9788574881256

Conversamos na rodinha  sobre a história ;
Identificamos a fruta que aparece na história;
Discutimos e refletimos sobre a importância das frutas para nossa saúde e bem estar;
Desenhos frutas que conhecemos ou gostamos





 Quadragésimo Momento:

Adivinhas:

Estimulamos o hábito de ouvir e a atenção;
Desafiamos o grupo a responder corretamente as questões;
Desenvolvemos a expressão oral;

Quadragésimo Primeiro Momento:

  Gráfico das frutas preferidas:

Conversamos sobre as frutas, seus sabores, formatos, cores;
Identificamos a fruta preferida de cada pequeno;
Construímos gráfico das frutas;
Lemos as informações contidas no gráfico, percebendo qual fruta mais aparece no gráfico e qual menos aparece;





Quadragésimo Segundo Momento:

 Máscaras:

Baseados no gráfico das frutas preferidas confeccionamos máscaras de frutas;
Pintamos com tinta guache sua fruta identificando a cor usada na pintura;
Desenvolvemos o senso estético e a coordenação motora através do uso do pincel na pintura;




 Quadragésimo Terceiro Momento:

Alinhavo:

Exercitamos o movimento de pinça;
Estimulamos a atenção, concentração e dedicação no trabalho;
Desenvolvemos a coordenação motora com o alinhavo;
Brincamos e dramatizamos utilizando as máscaras das frutas;
Identificamos e nomeamos as frutas das máscaras, assim como, suas cores.






Quadragésimo Quarto Momento:

Trabalho com argila:

Estimular a percepção e sensibilidade quanto à textura, forma, cor...;
Modelar com argila frutinhas;
Dedicar-se e Valorizar seu trabalho;





Quadragésimo Quinto Momento:

Piquenique Saudável:

Oportunizamos um momento de lazer com um lanche delicioso com variedades de frutas;
Provamos e degustamos várias frutas;
Identificamos e nomeamos as frutas do piquenique;
Estimulamos hábitos saudáveis de alimentação e cuidados com o corpo;





        Quadragésimo Sexto Momento:

     Pintura das frutas de argila:

Respeitamos e valorizamos o trabalho realizado de cada um;
Incentivamos a organização e dedicação ao realizar a atividade;
Desenvolvemos a coordenação através da pintura e manuseio da peça;





Quadragésimo Sétimo Momento:

Jogo das frutas:

Explicamos na rodinha de conversa do que se trata o jogo;
Sugerimos sua confecção e envolver todos na sua produção;
Estimulamos a percepção quanto à textura, forma, cor...
Identificamos as cores utilizadas na pintura do jogo;
Proporcionamos trabalho coletivo onde puderam exercitar a paciência, tolerância, cuidado para com o amigo;
Divertimo-nos muito jogando o dado, identificando e nomeando as cores, associando as cores do tabuleiro e as frutas e aos objetos da sala;








Quadragésimo Oitavo Momento:

Brincadeiras: Batata quente, Lá vem o carro do picolé, Batata Feijão, Biscoito e Macarrão quem se mexer vai virar sabão!!

Aprendemos e  combinamos as brincadeiras e regras com atenção;
Brincamos de acordo com os combinados e regras;
Divertimo-nos com as brincadeiras aprendidas;


Quadragésimo Nono Momento:

 Confecção do Quebra-cabeça dos alimentos;

Pintamos as caixas de leite com tinta guache;
Identificamos e nomeamos as cores utilizadas;
Desenvolvemos a coordenação motora com a pintura e pincel;
Exercitamos o raciocínio lógico e a atenção;
Identificamos  o alimento montado;

















 Quinquagésimo Momento:

Contação de história:  Sanduíche da Maricota



Estimulamos o gosto e prazer de ouvir histórias;
Produzimos a   Máscara da Maricota
Desenvolvemos o senso estético e a coordenação com pintura;
Dramatizamos e brincamos usando a máscara;

Quinquagésimo Primeiro Momento:

Montamos o sanduíche da Maricota;
Identificamos e nomeamos os ingredientes;
Provamos e degustamos o sanduíche;
Estimulamos hábitos saudáveis de alimentação;
Registramos a receita e o modo de preparo do sanduíche num painel;

Quinquagésimo Segundo Momento:

Plantio de cenouras na horta:










Investigamos e descobrimos de onde vem alguns alimentos;
Oportunizamos a vivência do plantio de um alimento aos Pequenos;
Observaremos a transformação diária da nossa horta;
Iremos registrar todas as mudanças na horta com fotos e em calendário para podermos compreender e acompanhar melhor o crescimento das cenouras na horta.

Obs:  O envio das receitas preferidas dos Pequenos juntamente com os pratos  para que o grupo possa provar estão acontecendo no decorrer dos nossos dias. No final de todas as receitas e pratos enviados iremos montar um livro de receitas do Pequenos do infantil I.




(Jaqueline Medeiros)











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Sinta-se à vontade para voltar sempre e comentar.
Beijos!!
Jackke